quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Loucos anos 20

  Ah, os anos 20!!!... Uma época em que a 1° Guerra Mundial fazia poucos anos que tinha terminado, deixando como rastro muitas mortes, dores e tristezas. Época em que as pessoas perceberam que viver o agora era mais importante, pois sabiam que o futuro era incerto. Depois de tantas mortes em uma Guerra louca por poder, as pessoas deram mais valor em viver o agora, e se divertir na "night" loucamente...




  Os anos 20 foi marcado principalmente pelo começo do cinema mudo, com o famoso Charlie Chaplin sendo o pegador das "novinhas". O cinema estava começando a ter espaço em nossos corações. E na época, era ostentação dizer que foi ao cinema ver um filme. Era a melhor maneira de se distrair, se divertir... E esquecer dos problemas, que para muitas pessoas, ainda era um fardo.

"Que isso novinha..."

  As mulheres se revoltaram e levantaram a voz; se mexeram para ter seus direitos (e na minha mera opinião, o começo do feminismo, talvez). Onde as mulheres lutaram para poder votar, sair de casa sem precisar de um homem no pé, trabalhar fora de casa com direito a salário (não era "oh, carambolas que salário digno", mas era o começo) e época em que diminuirão o tamanho das saias e vestidos para se divertir, porque "a noite essa não tem luar, bitch"

"e ai, bóra marcar um 10?"

  E as roupas... Mds, eram lindas de incríveis para um cacildis . Vestidos um pouco mais curtos, cheio balanço, babados sempre acompanhado muitas penas, casacos peludos, franjas, cabelos channel, chapeuzinhos, acessórios de cabelo, jóias e brilho... Muito brilho. As festas terminavam de manhã e começavam logo ao anoitecer. As mulheres eram um encanto por onde passavam. Os homens ficavam babando e mimavam com tudo que tinha direito (em alguns casos, ficaram mal acostumadas até hoje). Na maquiagem os olhos marcados com cores mais escuras, e a boca com o clássico tom vermelho, para chamar a atenção dos "boy magia". Naquela época ninguém segurava as mulheres. Elas estavam ganhando espaço e tinham objetivos e propósitos de ser independentes e fazer o que sempre queriam fazer desde muito tempo.



"Ai miga, num acredito que estou saindo mostrando minhas canelas, se papai descobrir estamos ferradas hahahaha... sou tão rebelde, quando não sigo os demais"



"Morra de inveja falsiane"
                                                                                      

  Já os homens, esses tinham aquela "cara de malandro". Maioria queria ter do melhor e ser o melhor. Muitos tinham voltado da guerra, queriam tirar da cabeça o trauma e viver antes que fosse tarde ou antes que outra guerra surgisse. Eles queriam aproveitar cada momento como se fosse o ultimo, e faziam isso sem ter medo. Quem sobreviveu a Guerra descobriu o valor da vida, sabiam que não tinha "save" pra voltar onde parou quando morresse. Viram que a vida era curta e tinha que ser vivida, e ninguém ia aproveitar ela além deles mesmos.


"o que é que há velhinho?"

    E as roupas deles também não foi exceção. Claro, que não foi cheio de brilho e franjas, mas eram largas e sofisticadas. Usavam chapéus, calças largas e ternos elegantes. Os cabelos cheio de gel e o olhar era para seduzir as "novinhas no baile". Andavam como quem não se ligassem para nada, mas mostrando que bancavam "a parada toda". E fumavam... Naquela época era "super na moda" fumar, seja cigarro ou charuto.

"E ai gatenha, vem sempre aqui?... Bóra da uns rolê?"

  E para finalizar, a música e a dança... Jazz era a música perfeita para dançar. E vou te contar! que dança difícil era aquela. Obviamente, como tinha muitas festa e curtição aos montes, tinha que ter música e muita dança. Dança a noite toda. E jazz era a música perfeita e durava até o dia clarear. A música em sua maioria era instrumental e alegre, impossível ficar parado.

"Eu quero Tchuu... eu quero tchaa..."



"Please don't stop the music"  

                                                  
  "We're cool for the summer"


   Enfim... Os anos 20 é chamado como "louco" pois a sociedade mudou a maneira de pensar e viver. Foi o tempo de jogar tudo pro ar e "f*da-se tudo muahahaha...". Mas como nada é flores, assim que acabou os anos 20, a bolsa de valores de New York quebrou e logo depois a Segunda Guerra Mundial chegou de uma maneira ridícula e terrível. Algumas pessoas não gostam dos anos 20 e achavam muito indecente para época; já outras não viam nada de mais, era só a população mudando como sempre acontece com o decorrer dos anos. Mas de uma coisa eu sei!... quem viveu aquela época e curtiu a sua fase, só tem uma coisa à pensar: "foi bom em quanto durou".


Nenhum comentário:

Postar um comentário